Modal Ebook


35 Filmes com Mulheres Fortes para Você Assistir!

08/03/17

Eu amo assistir filmes, e como quem acompanha o blog já sabe, adoro compartilhar indicações com vocês — já criei listas com filmes de comédia romântica, romances e filmes para o Natal. E para comemorar o Dia Internacional da Mulher, resolvi criar um lista com 35 filmes com mulheres fortes para você assistir.

Abaixo você vai encontrar várias sugestões de filmes antigos e recentes (dos últimos dez anos) que possuem personagens femininas fortes, inteligentes e cativantes. Os gêneros estão misturados entre comédias, romances, dramas, desenhos e musicais! Vamos conferir?!

filmes com mulheres fortes

Filmes com Mulheres Fortes

Antigos

Abaixo separei 15 sugestões de filmes antigos, feitos antes de 2007, incluindo alguns clássicos renomados, com personagens femininas cativantes, que tenho certeza que você vai amar!

Bonequinha de Luxo / Breakfast at Tiffany’s (1961)

Esse clássico conta a história de Holly Golightly, interpretada por Audrey Hepburn, uma nova-iorquina decidida a se casar com um milionário. Seus planos mudam quando conhece Paul Varjak, um jovem escritor que se torna seu vizinho. O nome do filme se dá ao costume de Holly de tomar seus cafés da manhã em frente à famosa joalheira Tiffany & Co. (Tem na Netflix!)

A Noviça Rebelde / Sound of Music (1965)

Outro clássico, o filme se passa na década de 1930, na Áustria, quando o nazismo estava prestes a se instaurar no país. Ele conta a história de Julie Andrews, que interpreta a noviça Maria, que apesar de viver em um convento, não consegue seguir as normas de conduta religiosas e acaba indo trabalhar como governanta na casa do capitão Von Trapp, mudando drasticamente o padrão da família.

Como Eliminar seu Chefe / Nine to Five (1980)

Essa comédia conta a história de Judy, Violet e Doralee, que trabalham para Frank Hart, um chefe machista, egocêntrico e hipócrita, que tira vantagem da forma mais grotesca das mulheres com quem trabalha. As três decidem então armar um plano para prender Frank em sua própria casa e assumir o controle do departamento.

filmes com mulheres fortes 9 to 5

Flashdance (1983)

Interpretada por Jennifer Beals, o filme conta a história de uma jovem de garra e talento chamada Alexandra. Para alcançar o seu sonho de ser uma bailarina, ela trabalha durante o dia como operária e durante a noite como dançarina em uma boate. Ao longo do filme, ela se prepara para se candidatar a uma escola de dança de prestígio.

Thelma & Louise (1991)

Ganhador do Oscar de roteiro original, o filme conta a história de Louise, uma garçonete quarentona, e Thelma, uma jovem dona de casa, que cansadas da vida monótona que levam, resolvem deixar tudo para trás e pegar a estrada. Durante a viagem elas se envolvem em um crime e decidem fugir para o México, mas acabam sendo perseguidas pela polícia americana.

filmes com mulheres fortes thelma e louise

Somente Elas / Boys on the Side (1995)

Com Whoopi Goldberg e Drew Barrymore no elenco, o filme conta a história de Jane Deluca, uma cantora de casa noturna que após ser despedida, responde a um anúncio de Robin Nickerson, que procura alguém para atravessar o país com ela. Em uma parada em Pittsburgh, Holly Pulchik, amiga de Jane, se junta às garotas. Apesar de serem bastante diferentes, acabam descobrindo o poder da amizade ao longo da viagem. (Tem na Netflix!)

Mulan (1998)

Apesar de ser um filme de animação 2D da Disney, Mulan é um ótimo exemplo de personagem forte. A trama toda gira em torno dela, uma jovem chinesa que vai à guerra em lugar de seu pai debilitado, ajudando o exército imperial de seu país a expulsar os invasores hunos. Uma ótima opção para assistir com as crianças!

Miss Simpatia / Miss Congeniality (2000)

Você vai se apaixonar por Gracie, uma dedicada agente do FBI que vive em problemas no trabalho por causa do seu temperamento. Quando o FBI descobre que um grupo terrorista pretende explodir uma bomba durante o concurso de Miss Estados Unidos, Gracie, interpretada por Sandra Bullock, é encarregada de se infiltrar como participante do concurso para acompanhar de perto os passos dos terroristas. (Tem na Netflix!)

filmes com mulheres fortes miss simpatia

Legalmente Loira / Legally Blonde (2001)

Esse filme apareceu na nossa lista de filmes de comédia romântica, mas também merece aparecer por aqui, já que conta a história de Elle Woods, que depois de ser largada pelo namorado, acaba indo até a Universidade de Harvard estudar Direito onde o namorado estuda para reconquistá-lo, e acaba provando a todos sua inteligência de uma forma surpreendente. (Tem na Netflix!)

Frida (2002)

O filme biográfico conta a história de Frida Kahlo, um dos principais nomes da história artística do México. Apesar de ser uma conceituada e aclamada pintora, sua vida particular era agitada: possuía um casamento aberto com Diego Rivera, que também era artista, e um controverso caso com o político Leon Trostky, além de várias outras mulheres.

filmes com mulheres fortes frida

O Sorriso de Mona Lisa / Mona Lisa Smile (2003)

Considerado o equivalente feminino do filme Sociedade dos Poetas Mortos, o filme se passa na década de 1950 e conta a história de uma professora de arte que enfrenta uma escola tradicionalista para mulheres, tentando abrir a mente de suas alunas.

Kill Bill (2003)

Uma Thurman é uma perigosa assassina que trabalhava em um grupo liderado por Bill. Após engravidar, ela decide escapar dessa vida e se casar, mas seus companheiros de trabalho se voltam contra ela no dia de seu casamento, quase conseguindo matá-la. Porém, após cinco anos em coma, ela se desperta com o desejo de vingança e decide procurar e matar as cinco pessoas que destruíram o seu futuro. (O 2 tem na Netflix!)

Quatro Amigas e um Jeans Viajante / The Sisterhood of the Traveling Pants (2005)

O filme conta a história de quarto amigas de infância: Tibby, Lena, Bridget e Carmen, que com 16 anos preparam-se para se separar pela primeira vez, já que três delas possuem planos de viajar nas férias de verão. Em uma ida às compras antes que se separem, elas encontram uma calça jeans que serve perfeitamente em todas elas, dando-se início à irmandade do Jeans Viajante. (O 2 tem na Netflix!)

Orgulho e Preconceito / Pride and Prejudice (2005)

Já na nossa lista de melhores filmes românticos, esse filme conquistou um lugar nessa lista, pois se passa na virada do século 19 e conta a história de cinco irmãs de uma família inglesa que lida com questões de casamento, moralidade e preconceito. A protagonista, Elizabeth, que está decidida a se casar apenas por amor verdadeiro, acaba se tornando uma das personagens mais icônicas criadas por Jane Austen. (Tem na Netflix!)

O Diabo Veste Prada / The Devil Wears Prada (2006)

Um dos clássicos da Meryl Streep, o filme conta a história de Andrea, interpretada por Anne Hathaway, uma jovem que conseguiu o tão sonhado emprego na mais importante revista de moda de Nova York, a Runaway Magazine. Porém, isso também significa trabalhar como assistente de Miranda, interpretada por Meryl Streep, cuja personalidade dá o título ao filme.

filmes com mulheres o diabo veste prada

Recentes

Considerei como recentes os filmes lançados nos últimos dez anos (de 2007 em diante), e separei 20 sugestões de filmes com personagens femininas pelas quais você vai se apaixonar!

Sex and The City: O Filme / Sex and The City: The Movie (2008)

Mesmo para quem nunca assistiu a série Sex and The City, vale a pena ver o filme. Ele mostra as já conhecidas Carrie Bradshaw, Samantha Jones, Charlotte York e Miranda Hobbes, que com roupas incríveis, drinks e uma amizade companheira superam qualquer problema juntas! Além de ser engraçado, o filme conta com quatro personagens fortes e surpreendentes! (Tem na Netflix!)

Mamma Mia! (2008)

Um musical divertido inspirado nas músicas da banda dos anos 80 ABBA, ele conta a história de Sophie, que está prestes a se casar e ainda não sabe quem é o seu pai. Por isso, ela envia convites para Harry, Bill e Sam, que vêm de diferentes partes do mundo para reencontrar a mulher que amaram: Donna, mãe de Sophie, interpretada por Meryl Streep.

A Princesa e o Sapo / The Princess and the Frog (2009)

Mais uma animação da Disney que vale a pena assistir: o filme conta a história de Tiana, uma jovem de Nova Orleans que sonha em ter seu próprio restaurante desde criança, e trabalha duro por isso ao longo de sua vida. Porém, quando o príncipe Naveen chega à cidade, os planos de Tiana precisam entrar em pausa para que ela resolva um problema mais urgente. (Tem na Netflix!)

Preciosa – Uma História de Esperança / Precious (2009)

Prepare os lencinhos! O filme conta a história de Claireece “Preciosa” Jones, uma adolescente de 16 anos pobre e gorda que sofre violências e abusos dos pais, e cresce sem qualquer tipo de amor. Quando engravida do pai pela segunda vez, Preciosa é suspensa da escola, e acaba recebendo ajuda da sra. Lichtenstein, que consegue para ela uma escola alternativa, onde Preciosa encontra um meio de fugir de sua existência traumática. (Tem na Netflix!)

filmes com mulheres fortes preciosa

Comer, Rezar, Amar / Eat, Pray, Love (2010)

Baseado no best-seller autobiográfico de Elizabeth Gilbert, o filme conta a história de Gilbert, interpretada por Julia Roberts, que recém divorciada e em um momento decisivo, embarca em uma jornada de autodescobrimento pela Itália, Índia e Bali, onde ela vai conhecer o prazer da gastronomia, explorar sua espiritualidade e encontrar um novo amor, respectivamente. (Tem na Netflix!)

A Dama de Ferro / The Iron Lady (2011)

Responsável pelo terceiro Oscar de Meryl Streep, o filme conta a história de Margaret Thatcher, primeiro-ministra do Reino Unido, que enfreta vários preconceitos em um mundo até então dominado por homens. O filme se passa no fim da década de 70, quando a líder política se viu obrigada a tomar medidas urgentes visando a recuperação do seu país após a crise do pretóleo, e também na polêmica Guerra das Malvinas contra a Argentina.

Histórias Cruzadas / The Help (2011)

Um filme que trata não só de personagens mulheres fortes, como também de questões raciais, ele se passa na década de 60 e conta a história de Skeeter, que está determinada a se tornar escritora, e assim decide escrever sobre a história das mulheres negras de sua cidade, que deixam suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca. (Tem na Netflix!)

filmes com mulheres fortes historias cruzadas

Valente / Brave (2012)

Uma excelente animação da Pixar (que pertence à Disney) que conta a história da jovem princesa Merida, que apesar de criada pela mãe para ser a sucessora perfeita ao cargo de rainha, prefere cavalgar pelas planícies selvagens da Escócia enquanto pratica arco e flecha. Quando uma competição é organizada para escolher seu futuro marido, Merida decide recorrer à ajuda de uma bruxa, e acaba com a responsabilidade de ajudar sua mãe e impedir que seu reino entre em guerra com os povos vizinhos. (Tem na Netflix!)

Jogos Vorazes / The Hunger Games (2012)

A trilogia de livros que rendeu quatro filmes começa contando a história de Katniss Everdeen, que vive em um futuro no qual a população distribuída entre 12 distritos é controlada pela capital em um regime totalitário. Para salvar sua irmã caçula, Katniss se oferece como voluntária para representar seu distrito em uma competição mortal arquitetada pela capital, e acaba desafiando o sistema dominante e também a força de seus oponentes. (O segundo e o quarto filme estão na Netflix!)

filmes com mulheres fortes jogos vorazes trilogia

Gravidade / Gravity (2013)

O filme conta a história de Matt e Ryan, que estão em missão de conserto do telescópio Hubble. Ambos acabam sendo surpreendidos por uma chuva de destroços decorrente da destruição de um satélite por um míssil russo, e Ryan, interpretada por Sandra Bullock, acaba se vendo em uma situação inesperada, tendo que encontrar um meio de sobreviver em meio a um ambiente impróprio para a vida humana: o espaço sideral.

Frozen — Uma Aventura Congelante / Frozen (2013)

Quem tem crianças com certeza já assistiu esse filme, mas vale a pena vê-lo de novo: a animação conta a história de Anna e Elsa, duas irmãs que acabam sendo isoladas uma da outra por seus pais, graças aos poderes especiais de Elsa. Após a morte do pais, Elsa é responsável por assumir o reinado de Arendell, e as duas acabam se reencontrando, mas um acidente faz com que Elsa decida se isolar do mundo, e Anna acaba tendo que ir atrás da irmã para convencê-la a voltar e salvar o reino.

Para Sempre Alice / Still Alice (2014)

O filme conta a história da Dra. Alice Howland, uma renomada professora de linguística, que é diagnosticada com Alzheimer e se vê esquecendo certas palavras e se perdendo pelas ruas de Manhattan. Alice é atingida pela doença de forma devastadora e a força de sua família é posta à prova. Mas apesar de sua relação com seu marido se fragilizar, ela e a filha caçula acabam se aproximando.

filmes com mulheres fortes para sempre alice

A Dama Dourada / Woman in Gold (2015)

O filme se passa na década de 80, e conta a história de Maria Altmann, uma judia sobrevivente da Segunda Guerra Mundial que decide, com a ajuda de um jovem e idealista advogado, processar o governo austríaco para recuperar o quadro “Woman in Gold” de Klimt, um retrato de sua tia que foi roubado pelos nazistas durante a ocupação.

Mad Max: Estrada da Fúria / Mad Max: Fury Road (2015)

Apesar de não ser responsável pelo título do filme, a personagem interpretada por Charlize Theron é um exemplo de mulher forte: ela é a Imperatriz Furiosa em um mundo pós-apocalíptico. Max se junta à ela em sua luta contra o líder cultista Immortan Joe. O filme foi muito aclamado pela crítica, e foi descrito pela revista Forbes como “uma obra prima do cinema de ação”.

As Sufragistas / Suffragette (2015)

O filme se passa no início do século vinte, quando mesmo após décadas de manifestações pacíficas, as mulheres ainda não possuem o direito de voto no Reino Unido. Sendo assim, um grupo militante decide coordenar atos de insubordinação para chamar a atenção dos políticos locais à causa. Você vai acompanhar Maud Watts, mesmo com a pressão da polícia e dos familiares, se juntar às novas feministas na luta pela igualdade de direitos.

Joy (2015)

O filme conta a história de Joy Mangano, que é interpretada por Jennifer Lawrance, que mesmo conciliando a jornada de mãe solteira com trabalho, acaba se tornando uma das empreendedoras de maior sucesso dos Estados Unidos ao criar o mop. Além de ser uma história real e de sua atuação ter rendido à Jennifer sua quarta indicação ao Oscar, o filme também conta com Robert De Niro e Bradley Cooper.

filmes com mulheres fortes joy

Lila & Eve (2015)

O filme conta a história de Lila e Eve, interpretadas por Viola Davis e Jennifer Lopez, respectivamente, duas mães que perdem seus filhos em assassinatos, e insatisfeitas com os resultados dos trabalhos da polícia, decidem procurar justiça com as próprias mãos. Elas embarcam juntas em uma jornada de vingança que acaba afetando a recuperação das duas. (Tem na Netflix!)

Moana: Um Mar de Aventuras / Moana (2016)

Lançada em Janeiro de 2017 no Brasil, essa surpreendente animação da Disney conta a história de Moana, uma jovem corajosa e filha do chefe da tribo, que resolve partir em uma aventura em alto mar acompanhada do lendário semideus Maui para salvar sua tribo de uma terrível ameaça. Uma ótima opção para ver com as crianças!

Jackie (2016)

Apesar de ter estreado nos Estados Unidos em Dezembro de 2016, foi lançado no Brasil dia 2 de Março de 2017, e conta a história de Jacqueline “Jackie” Kennedy após a morte de seu marido, o então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, e o trauma vivido pela viúva nos quatro dias posteriores ao assassinato.

Estrelas Além do Tempo / Hidden Figures (2017)

Indicado ao Oscar, o filme conta a história de três mulheres negras, Katherine Johnson, Dorothy Vaughn e Mary Jackson, grandes responsáveis por detrás dos avanços e conquistas da NASA na década de 60, quando acontecia a corrida especial entre os Estados Unidos e a União Soviética, assim como uma profunda cisão racial entre brancos e negros dentro do país. Um filme que vai te emocionar e te surpreender!

filmes com mulheres fortes estrelas alem do tempo

Espero que vocês tenham gostado das sugestões de filmes com mulheres fortes! Você também encontra aqui no blog sugestões de filmes românticos e filmes de comédia romântica, e até mesmo de filmes de Natal — para quem já está com saudades dessa época tão gostosa! Não deixe de comentar quais os filmes você já viu, quais você mais gosta e quais pretende ver!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um comentário

  1. Grace disse:

    Nossa Ju amei !!
    Vários eu já assisti, agora eu marquei aqui para eu assistir os A Dama Dourada, As Sufragistas, Estrelas Além do Tempo e Joy!

    *-*

    Você já assistiu todos?